Anúncios google

sábado, maio 10, 2008

Mais importante que viver é SABER VIVER


Ser homem implica saber viver, e saber viver implica saber ser livre. Ser livre implica saber ser digno, saber pensar, saber ouvir, saber ajudar, saber amar, saber mais e melhor sobre tudo. Ser homem implica dar valor a esta dádiva chamada vida. Saber que há coisas belas para ver, ser e fazer. Saber o que é importante na vida, e o que é acessório. Saber que, quem está connosco nesta aventura luta tanto como nós para ser o melhor que pode, mas está sem dúvida tão desorientado como nós próprios.

Temos de tentar ser o melhor que podemos. Temos de perceber que os conflitos escondem dores e fraquezas, e que saber cooperar é o que nos leva para a frente. Não há uma receita para Viver. Poderá haver um Finalidade última para estarmos vivos, algo que se confunde com a Finalidade do próprio universo. Poderá haver, mas ninguém a conhece, embora parece que há quem tenha andado muito perto. De qualquer forma temos de fazer o nosso próprio caminho, embora haja estradas determinadas que nos podem ajudar a chegar. Mas os pés são nossos, e somos nós quem tem de decidir se quer ou não andar por elas. Viver é um compromisso. Devemos saber cumpri-lo.

É tudo tão difícil, mas também ninguém disse que isto ia ser fácil. Viver implica imenso sofrimento, mas também muita alegria. Temos de aceitar o sofrimento como meio para nos tornar melhores, aprender sempre com os escolhos da vida. Porém aceitar o sofrimento não significa resignação perante os problemas. Aceitar o sofrimento é também aceitar as dores da luta. E se há algo porque valha a pena lutar é pela Justiça. Se há algo porque valha a pena aprender é pela Liberdade.
Viver é ter ideias. Ter ideias e ideais. É agir sempre para a frente, em direcção a projectos, moldar a nossa acção presente segundo futuros imaginados, ou segundo abstracções que tomamos como fixos nas nossas vidas. Porque ser homem não é apenas sê-lo, aqui e agora. Ser homem é continuamente superar-se, ultrapassar os seus limites próprios pelo simples facto de se acreditar em algo. O ser humano está sempre com um pé no presente e outro no futuro; com uma mão na terra e outra no céu. Sempre.

Vale a pena viver quando se vive com a alegria. Tudo é mais fácil, mais suportável quando se sabe ser alegre. Alegre nas pequenas coisas, nos pequenos momentos, e também nos grandes. A alegria é um bálsamo porque aproxima as pessoas. Aproxima e apela à autenticidade de todos. É tudo mais fácil e verdadeiro quando as pessoas são genuínas.

Dar valor ao que se tem quando se é feliz. Se se é infeliz rejubile-se com a felicidade dos amigos (e porque não dos inimigos?). Eles devem ser felizes por todos.

Viver é tudo isto e infinitamente mais. Não há receitas, e tudo isto que está escrito mais não são do que palavras. A experiência é a mais importante das mestras. Aos inteligentes é dado a perceber; aos experientes é dado compreender.

1 comentário:

Sara disse...

gostei particularmente deste texto Ruben.

Que saibamos perceber para depois compreendermos.